Starter Kit CH-701

Um lugarzinho destinado aos que já estão construindo para que divulguem seu trabalho

Starter Kit CH-701

Mensagempor marcoseduardo » Qui Out 29, 2009 3:22 pm

Abro este tópico para dar sequência ao assunto que estava sendo discutido no Grupo Stolbrasil...

Pessoal, estou abrindo esse tópico para iniciar a discussão (especialmente para os novatos como eu) a respeito do Starter Kit do CH-701
O "Starter Kit" do CH70 nada mais é do que o leme.
Pelo que tenho visto essa é a parte do projeto que tem se ensinado nos WS mundo afora.

Starter Kit da ZenithAir:
http://www.zenithair.com/stolch701/rudder.html

Eles sugerem algumas poucas ferramentas, dispensando inclusive dobradeira, porque o kit deles já vem com as chapas dobradas (não seria o meu caso).
Lista de ferramentas sugeridas pela ZenithAir:
http://www.zenithair.com/images/kit-data/tools.htm

Quem tiver interesse em comprar as peças já cortadas, pode comprar esse kit direto da ZenithAir.
Eu quero fazer do zero pra ver como me saio e aproveitar pra sentir a pressão com da patroa tb hehehehe.

Pergunta aos professores (ref. ao starter kit, não ao projeto completo):
Quais ferramentas vcs acham que vou precisar para montar o leme? Mais ou menos isso?
- furadeira
- brocas para metal (já com a folga especificada)
- tesoura direita, esquerda
- rebitadeira
- clecos e alicate do cleco (não sei o nome)
- kit de lima/grosa (chata, redonda e meia-cana)
- morsa
- alicate para chanfrar (pelo que vi dá para fazer um). Não sei é assim que se chama, mas é aquele "morde cruzado, dois fora e um dentro".
- Alicate de dobrar (tb vi um jeito de adaptar soldando uma chapinha)
- trena e régua (polegada e centímetro)
- transferidor, compasso, caneta/lapis etc
- paquimitro (precisa???)
- precisa de Grampo e Sargento?
- Um microretífica (tipo Dremel) pode ser util ou nem vale a pena?
- Como se chama aquela ferramenta para marcar os espaços dos furos? Precisa?

Primeiros problemas:
- Não sei a quantidade nem as medidas dos clecos que eu preciso comprar.
- Não sei as especificações/medidas das chapas (lembrando que não quero ou não faço questão que seja aeronáutico)
- Precisa fazer molde em madeira ou pode marcar direto na chapa?

Dicas:
Esse site aqui possui algum material em vídeo. Não sei se presta, mas caso alguém se interesse fica como dica.
http://homebuilthelp.com/ZAC/Home.htm
Parece que esse vídeo em específico seria o caso do presente assunto:
http://homebuilthelp.com/ZAC/Scratch_zac.htm

Está aberta a discussão.
Abraço a todos,
Marcos Eduardo (Apzeiro)| apzeiro@gmail.com
Paranavaí/Maringá - PR
Imagem
marcoseduardo

Data de registro: Qui Mai 21, 2009 1:45 pm

Re: Starter Kit CH-701

Mensagempor marcoseduardo » Qui Out 29, 2009 4:28 pm

Para facilitar um pouco estou colando as mensagens que o pessoal respondeu sobre o assunto la na lista:

Adson:
Para, para , para tudo. Naum precisa de fazer molde de madeira a naum ser pro peixinho e pro ferro de passar roupa, rsrs. Como as peças a serem dobradas são poucas leve em um calheiro e vire as peças lá. Mas uma viradeira de 1 metro ou 1,5 metro para a construção do avião seria muito útil, apesar de naum ser obrigatória. A micro retífica naum seria necessária no leme, mas poderia ajudar em alguns recortes. Já no resto do avião ela é muito útil tbm.

Ádson

Marcelo Costa:
Pessoal
o Cleco e a ferramenta, alicate de cleco, tem nesta loja:
http://www.techspeed.com.br/brasil/pliers.htm
só que ainda não vi o preço, se alguém souber onde achar em Curitiba vai ajudar muito.
Um abraço
Marcelo

Marcos Eduardo (Apzeiro):
No Ebay tem um monte e custa super barato.
O problema que ferramenta pesa de mais e muitas vezes o frete sai bem mais caro que o produto.

Olha esse, por exemplo:

http://cgi.ebay.com/Cleco-Plier-2pcs-fo ... 4149fa2ed9

2 alicates por U$7,90. Mas o frete sai mais de 33,75 verdinhas. Então algumas ferramentas não vale muito a pena comprar lá po rcausa do frete.
Já os clecos acho que valem, pois são absurdamente mais baratos que no Brasil.

Olha esse kit que legal:
http://cgi.ebay.com/Clecos-Pliers-Clamp ... 53dd3c3004

Nesse link aqui tem um arquivo PDF com uma ótima introdução sobre o que é necssário.
Pelo que vi será necessário no mínimo para o Starter Kit:
- 5 clecos 3/32"
- 50 clecos 1/8"
- 10 clecos 5/32"

PDF: http://www.zenithair.com/pdf-doc/rudder-intro.pdf

Um detalhe importante que percebi é que o projeto exige que o rebite fique com a cabeça em forma de "domo".
Para isso é necessário uma ponta de rebitadeira côncava. Não sei encontro isso por aqui.

Mais informações nessa página:

http://www.zenithair.com/stolch701/rudder.html

O site deles é maio bagunçadinho mas é cheio de informação. Tem muuuita coisa boa pelo que estou vendo.

Esse Starter Kit parece que é bem ilustrado. Deu formigão pra comprar. Mas não vou porque meu objetivo é TAMBÉM fazer as peças.

Entrei na AircraftSpruce pra simular a compra de todo os clecos e do alicate necessário para o Starter Kit.

Deu U$31,20. Só que a merda do site não calcula o frete.
O atendente me falou que eu preciso escrever no campo de observação que é para passar o orçamento do frete antes de debitar no cartão.
Pode uma coisa dessas???

Vou oferecer meu sistema de comércio eletrônico pra eles huahuauha.
Esses programadores norte americanos são um bostas. Ainda bem porque o que tem de gringo vindo aqui contratar...

Marcos Eduardo

João Elias TBT:

Marcos,fiz éssa compra e o frete foi de U$ 29,00 e levou 20 dias para chegar.

J. Elias

Xiko Bragante:
MARCOS TÓ ACHANDO MUITO BARATO EM..
VEJA SE VOCE TÁ COMPRANDO A QUANTIDADE CERTA..
CLEKOS SE USA BASTANTE .. NO MINIMO PRA UM AVIAO UNS 200
SE FOR VIR POR DHL, QUE CHEGA EM 3 DIAS, VAI LHE CUSTAR O DOBRO EM
IMPOSTOS..
XIKO

Adson:
Xiko, eu já achei lá nos States até por 35 centis.

Ádson

Frlorencio:
Carma meu fiii!!!
Vamos fazendo as coisas de acordo com que elas sejam necessárias.
A rebitadeira com o bico côncavo, por exemplo, se faz aqui no torno em 30 segundos é só trazer no BORSSO. fro.

Pagdi:
Marcelo
Muitas vezes, aqui no Brasil, as pessoas queimam uma imagem comercial devido à ganância, ambição e total falta de escrúpulos.
Visitei pessoalmente essa empresa para ver como poderia ser arrumado um bom esquema de venda desse material, com divulgação gratuita nos grupos que participo e no site da ABRAACE. O dono (não me recordo o nome...) me recepcionou muito bem. Na ocasião, havia uns 4 tambores de clecos de um lote arrematado da Embraer. Comecei a examinar alguns clecos e notei que eles estavam muito gastos e haveria dificuldade na fixação das chapas. Além disso, me informou que ele separaria os melhores e ofertaria para as empresas fabricantes de aeronaves, e o que sobrasse ele venderia no mercado ao consumidor. Quanto ao preço que ele venderia essa SUCATA seria o equivalente ao da Spruce + frete + 40% de lucro. Um verdadeiro absurdo!!! Fiquei realmente indignado pela atitude...
Da mesma forma, houve outra empresa que agiu nos mesmos moldes, porém em relação aos parafusos aeronáuticos. Nessa época, lembro que eu e outras pessoas do grupo, nos dispusemos a oferecer nossos conhecimentos técnicos para esse desenvolvimento. De forma análoga, essa empresa queria praticar preços superiores ao material importado + frete.
Então, enquanto prevalecer esse tipo de atitude do empresário brasileiro, eu vou continuar importando o material que me seja necessário. Além da tradição que empresas "lá fora" possuem, elas tratam o consumidor com o devido respeito, independentemente do valor total da compra.

Abraços
Pagdi

Xiko Bragante:
é este valor mesmo..
mas se multiplicar por uns 200 ou 300 peças só do mais fino, ai precisa
outra medida.. mais uns 100
vai dar pelo menos uns 100 e poucos uss..
nao é muito caro mesmo..
só pesado..

Marcelo Costa:
Ricardo
assim fica difícil né?
Eu ainda não tinha pesquizado essa loja, apenas recebi esse endereço de não sei quem...
Que pena que é desse jeito!
um abraço
Marcelo

Marcos Eduardo (apzeiro):
Xiko, sim esse valor é para comprar somente os clecos do Starter Kit.
Mas pelo custo do frete to achando que talvez compense comprar mais de uma vez só.
Na verdade o que mais me incomodou nem foi a questão do frete, mas sim o fato de ter que comprar para depois poder saber quanto é.
Povinho atrasado! huahuahuauha.

Fro, não fica oferecendo não que já nóis brota por aí com a rebitadeira na mão. Daí ce vai ter que fazer hein.

Pagdi!!! Parabéns meu amigo!!! Falou exatamente o que eu penso! O empresário brasileiro é burro. Costumo dizer que eles gostam de criar Bonsais ao invés de grandes árvores. O cara fica cultivando a altos custos aquela merdinha de negócio quando poderia virar um mega empresa.
Na minha área é a mesma coisa, por isso eu importo 90% de tudo que usamos em nosso data center. Na aviação não poderia se diferente aqui no Bra$$$il.
A cabeça desse cidadão que vc citou reflete extamente isso. Eu diria pra você: deixa ele com o Bonsai dele.

Depois do desabafo, voltanto ao assunto...

Teve uma pessoa que ficou de me passar um esquema de um alicate. Vou aguardar. Se não der certo vou comprar da Spruce mesmo.
Quero começar esse Starter Kit logo, assim vocês já terão o que fazer na férias: me ajudar hehehehe.

Vamo que vamo!

Marcos Eduardo

Pagdi:
Marcelo
Pois é... Felizmente nós também temos pessoas que pensam diferente e que estão ajudando a impulsionar nossa aviação de forma digna.
Quanto ao pão de queijo, é uma péssima idéia. Você contrataria um chimpanzé prá tomar conta das bananas? E um mineiro prá tomar conta dos queijos??? rsrs...

Abraços
Pagdi

Adson:
Que qui tem cumê os queijin, sô? rsrs. Só naum gostei de ser comparado com os chipanzés, eu como muito mais queijo do que eles comem bananas. rsrs

Ádson
Abraço a todos,
Paranavaí/Maringá - PR
Imagem
marcoseduardo

Mensagempor marcoseduardo » Qui Out 29, 2009 4:50 pm

Recebi o orçamento da Techspeed ( http://www.techspeed.com.br/brasil/pliers.htm )

O alicate de Cleco custa R$75,00
Editado pela última vez por marcoseduardo em Qui Out 29, 2009 5:19 pm, num total de 1 vezes
Abraço a todos,
Paranavaí/Maringá - PR
Imagem
marcoseduardo

Mensagempor marcoseduardo » Qui Out 29, 2009 5:19 pm

O Renato da Techspeed, me ligou passando um orçamento mais detalhado.
Uma pessoa muito simpática e disse inclusive que o filho dele mora nos EUA pertinho da Spruce.

Segue abaixo:

-> 1 Cleco Plier - Alicate que já me passaram o orçamento (R$75,00)
-> 5 clecos 3/32".............. R$ 6,50 CADA
-> 50 clecos 1/8".............. R$ 6,50 CADA
-> 10 clecos 5/32"............. R$ 6,50 CADA
Estes são os ítens necessários para construção do Starter Kit do CH-701

Ele me falou que possui rebites e chapas de alumínio aeronáutico também.
Falou que tem mais um monte de coisa, mas não gravei de cabeça.

Ficou de me passar um e-mail com a lista de coisas que ele tem por lá. Chegando eu colo aqui o e-mail
Abraço a todos,
Paranavaí/Maringá - PR
Imagem
marcoseduardo

Retornar para Espaço do construtor