Asa rotativa

Este fóorum é destinado a discussões relacionada a construção e manutenção em estruturas aeronauticas, sejam elas aço, madeira, aluminio ou materiais compostos.

Asa rotativa

Mensagempor Marcos_a » Qua Dez 16, 2009 5:59 pm

Saudações a todos,

Gosto muito de Girocoptero, e venho a algum tempo pesquisando projetos sobre esta máquina pois pretendo construir um autogiro tipo Glyder. Pretendo construir o Rotor em madeira e compensado fenolico como os utilizados nos projetos Bensen pois acho estes uma verdadeira obra de arte.Como na planta que tenho não especifica o tipo de cola a ser usada para montagem das peças , pergunto aos colegas se poderiam indicar-me qual seria a apropriada para este tipo de construção e onde poderia encontrar.

agradeço sugestões

abraço a todos

Marcos.
Marcos_a

Data de registro: Dom Dez 13, 2009 11:03 pm

Re: Asa rotativa

Mensagempor Ricardo Pagdi » Qui Dez 17, 2009 6:01 am

Olá Marcos
Bem vindo ao fórum.
O rotor, junto com a cabeça do rotor, é uma das partes mais críticas do giro. Apesar de ser possível a construção em madeira, eu sugeriria fortemente que você pensasse no aluminio. Isso envolve desde a formação do perfil até problemas de balanceamento. Se não me engano, a Altoaluminio fabrica o perfil usado nos rotores. Converse com o Xico Bragante sobre o assunto. Diga que foi recomendado por mim e com certeza ele te dará um atendimento de primeira!!!

Abraços
Pagdi
Ricardo Pagdi

Data de registro: Qua Jun 18, 2008 11:31 am

Mensagempor Marcos_a » Qui Dez 17, 2009 9:59 am

Prezado Ricardo

Grato pela resposta e pelas boas vindas, tenho certeza que compartilharei muita experiência contigo e os demais "aeroafixionados " do forum ;

Tenho plena consciência sobre o balanceamento do rotor e os riscos envolvidos na construção dessas partes do autogiro , inclusive devido a isto a cabeça do rotor eu ja tenho (Fabricação Montalva)a construção deste rotor seria mais a titulo de curiosidade e realização pessoal, mas sempre primando pela seguraça pois uma falha estrutural no dito rotor mesmo que a 1,5 metros do chão devido a energia concentrada no mesmo a 200 a 400 rpm pode ser perigoso.Considerando estes fatores que penso depois de construir o mesmo monta-lo em uma estrutura fixada no chão e submete-lo a exaustivos testes de rotação e balanceamento para somente depois monta-lo definitivamente no glyder. De qualquer modo vou entrar em contato com a empresa endicada por você, pois nao tinha conhecimento de que aqui no Brasil existe fornecedor no do perfil para montagem do rotor.
Marcos_a

Data de registro: Dom Dez 13, 2009 11:03 pm

Mensagempor carlos laurindo » Qua Jan 13, 2010 9:54 am

Oi Marcos

Meu pai voa num girocoptero Bensen com motor VW e só utiliza o rotor de madeira fabricado aqui no parana. Eu não piloto o girocoptero mas segundo o meu pai ele dá de 1000 a 0 no rotor de aluminio fabricado pelo montalva.

Para voce ter uma ideia o peso do conjunto pás + gangorra tem o mesmo peso de 1 pá do rotor de aluminio nacional. Com o rotor de aluminio o giro não sai do chão a menos de 80 km/h ja com o de madeira a 50 km/h ele ja sai.

Abaixo estou enviando um link de um dos voos do giro no litoral do parana

http://www.youtube.com/watch?v=T_G84albRdI

Abraços

Carlos Laurindo
carlos laurindo

Data de registro: Sex Mar 27, 2009 9:30 am

Retornar para Estruturas